photo sharing and upload picture albums photo forums search pictures popular photos photography help login
Type your message and click Add Comment
It is best to login or register first but you may post as a guest.
Enter an optional name and contact email address. Name
Name Email
help private comment
Emidio Machado | all galleries >> Press > Nova espécie de "tarântula" para Portugal _Lycosa ambigua
previous | next
Nova espécie de tarântula para Portugal _Lycosa ambigua

Nova espécie de "tarântula" para Portugal _Lycosa ambigua

Nova espécie de "tarântula" para Portugal
Trata-se de um grande Licosídeo até agora nunca citado para Portugal e o primeiro registo fotográfico confirmado desta espécie. Esta espécie redescrita em 2004 por A. Barrientos, tem gerado alguma discussão por parte dos taxonomiastas ibéricos.
Em Junho de 2007, Jean-Pierre Prevot, morador em Olhão, colaborava com o http://www.aranhas.info enviava-me várias aranhas de grande tamanho que se haviam afogado na piscina. Tratavam-se de adultos e juvenis de Hogna radiata com excepção de um macho adulto claramente pertencente ao género Lycosa. Esta, tanto, quanto se sabe, foi a primeira captura de Lycosa ambigua em Portugal. Digo tanto quanto se sabe, porque a tremenda semelhança com as outras espécies de grandes Licosídeos mais comuns da nossa fauna poderá ter levado a que tenha passado despercebida ou mesmo que tenha sido confundida e mal identificada. Julga-se que esta espécie foi descrita pela primeira vez em 1882 nas ilhas Baleares como Lycosa subhirsuta mas o facto de não existirem exemplares conservados que o confirmem, levou a que fosse redescrita em 2004 quando se confirmou a sua presença em Espanha, desta vez sob o nome de Lycosa ambigua. Já em 2009, mais concretamente em Julho de 2009, foi capturado por Liliana Vinagre, o primeiro macho vivo, desta vez em Valverde a propósito de uma sessão fotográfica com o fotógrafo e colaborador do Naturdata, Emidio Machado. Este é assim o primeiro registo fotográfico confirmado desta espécie. É mais uma adição para a Fauna de Portugal e vem demonstrar a importância de sites como o Naturdata e do envolvimento de todos (especialistas ou não especialistas), na investigação, divulgação e conservação do nosso Património Natural. O meu obrigado às pessoas mencionadas nesta notícia pelo esforço e tempo investido não apenas neste caso mas em todos os outros que teremos oportunidade de partilhar neste espaço.
http://www.naturdata.com
Ricardo Ramos da Silva
Biólogo


other sizes: small medium large original
share
Paulo 20-Jul-2010 02:04
boas!

Sou estudante de ecologia aplicada. capturei um espécime muito parecida a esta, mas só tem cerca de 3cm, morfologicamente parece-me idêntica. e possível que seja da mesma espécie?
Peter Bray16-Jul-2009 09:57
Beautiful macro. Nice POV and pose.
Type your message and click Add Comment
It is best to login or register first but you may post as a guest.
Enter an optional name and contact email address. Name
Name Email
help private comment