photo sharing and upload picture albums photo forums search pictures popular photos photography help login
Dias dos Reis | all galleries >> FOTOS DE PORTUGAL >> Distrito de Faro >> VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO > Construções pombalinas de Vila Real de Santo António (Conjunto de Interesse Público)
previous | next
Construções pombalinas de Vila Real de Santo António (Conjunto de Interesse Público)
25-JUL-2007

Construções pombalinas de Vila Real de Santo António (Conjunto de Interesse Público)

Ref. DSCF1832-DVDFUJI0041/6 - http://www.pbase.com/image/83259724
*
Original: 24x36cm @ 300dpi


A "cidade do Marquês" é um marco incontornável dos caminhos do Absolutismo, do Iluminismo, do Urbanismo e da Arte do Portugal pombalino. Utopia de cidade ideal, à escala portuguesa, ela é o mais coerente programa urbanístico do Estado Absolutista (à exceção da reconstrução forçada de Lisboa) e uma das suas mais esclarecedoras manifestações de poder.
A construção da vila está intimamente relacionada com aspetos económicos e com uma ideologia que visava tornar o antigo Reino do Algarve numa das mais prósperas regiões de Portugal. Como provou H. Correia, Vila Real "não é um caso fortuito, mas uma peça imprescindível para a concretização de uma reforma económica que procura o aumento da produção nacional" e a progressiva menor dependência do estrangeiro (CORREIA, 1997, p.224) e, em particular, das atividades pesqueiras de Espanha. É à luz destes dados que, em 1773, o Marquês de Pombal ordenou que a quase destruída aldeia de pescadores de Santo António de Arenilha se tornasse na cidade mais moderna do país e no pólo económico mais florescente do Algarve.

(PAF, in http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/72810/)


other sizes: small medium large original
comment | share