photo sharing and upload picture albums photo forums search pictures popular photos photography help login
Dias dos Reis | all galleries >> FOTOS DE PORTUGAL >> Distrito do Porto >> Monumentos do Porto - Edificações da Rua de Cedofeita e Topo Norte da Praça de Carlos Alberto > Edificações da Rua de Cedofeita e topo norte da Praça de Carlos Alberto (Imóvel de Interesse Público)
previous | next
Edificações da Rua de Cedofeita e topo norte da Praça de Carlos Alberto (Imóvel de Interesse Público)

Edificações da Rua de Cedofeita e topo norte da Praça de Carlos Alberto (Imóvel de Interesse Público)

Ref. DSCF4352-DVDF0013/8 http://www.pbase.com/image/52103504
*
Original: 35MB TIFF (24x36cm at 300 dpi.)


A zona que corresponde à freguesia de Cedofeita, afastada da muralha fernandina, acolheu, desde tempos muito remotos, a igreja de São Martinho, cuja fundação se pensa remontar à época sueva (século VI). O templo românico que hoje conhecemos foi edificado no século XIII. Estes elementos testemunham a vivência de Cedofeita desde épocas recuadas, muito embora o seu afastamento tenha levado a que, no século XVI, os cónegos da Colegiada pedissem ao Bispo para mudar de local (CMP).
Na realidade, a abertura da Rua de Cedofeita aconteceu, apenas, na segunda metade do século XVIII, integrando-se no movimento mais vasto de renovação urbana. A nomeação de João de Almada e Melo como Governador das Armas, e a constituição da Junta das Obras Públicas, em 1762, vieram obrigar a cidade a repensar a questão urbanística, e a responder, de forma eficaz ao desenvolvimento que então se fazia sentir (REAL, 1993, p. 53). Nesta medida, o novo plano tinha como objetivo relacionar a zona portuária com a alta da cidade, através da "regularização e criação de eixos de escoamento, bem como a sua articulação transversal" (REAL; TAVARES, 1993, p. 70). Entre as vias mais importantes encontrava-se a Rua de Cedofeita, então denominada Rua da Estrada.
A sua urbanização foi rápida, tal como o indicam os níveis de crescimento das freguesias periféricas, no caso de Cedofeita 25% superior ao da freguesia de Vitória, no interior das muralhas (IDEM). Embora ainda não estivesse concluída no final do século XVIII, a denominada "planta redonda de Black", publicada em Londres em 1813, mostra a rua na extensão que hoje conhecemos, até à rua da Boavista, com a marcação da implantação de edifícios em ambos os lados, e com a atual Praça Carlos Alberto.

(Rosário Carvalho, in www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/74768/)


other sizes: small medium large original
previous | next
comment | share