photo sharing and upload picture albums photo forums search pictures popular photos photography help login
Dias dos Reis | all galleries >> Banco de Imagens de Portugal >> SANTARÉM (distrito) >> GOLEGÃ > Igreja Matriz da Golegã (Monumento Nacional)
previous | next
Igreja Matriz da Golegã (Monumento Nacional)
25-NOV-2003

Igreja Matriz da Golegã (Monumento Nacional)

Most Viewed in This Gallery: 2095 hits

Ref. DSCF3941-F0043/7 - http://www.pbase.com/image/36597257
*
Original: 35MB TIFF (24x36cm at 300 dpi.)


Cronologia
1501, 15 Maio - Carta de D. Manuel dando licença a Fernão Lourenço, do Conselho d’el-rei, tesoureiro e feitor da Guiné, que nas suas casas da Golegã pudesse fazer um mosteiro da Ordem de São Jerónimo, o que não foi materializado mas revela o grande interesse real por esta vila, beneficiando das estadas da corte em Almeirim e mesmo da visita pessoal do rei, o que determinou a campanha de obras manuelina da igreja matriz, anteriormente à qual existia uma pequena igreja paroquial em estilo gótico, sendo a nova obra parcialmente custeada pela Coroa e o restante pelos moradores; 1530, Maio - Faleceu Filipa Caldeira, mulher de Fernão Lourenço, que jaz sepultada na capela-mor da igreja; Séc. 18 - Construção de anexo do lado S. da abside, entaipando e mutilando parte da janela; acrescentamento de um piso na torre sineira com nova cobertura exterior em domo, colocação de altares laterais com retábulos de madeira e de um coro-alto ocupando o 1º tramo, revestimento capela-mor com azulejos, substituição do púlpito manuelino (destruído e as pedras reaproveitadas na construção das paredes do anexo S.) por outro de balcão cilíndrico com balaústres de madeira, ornatos florais e pintura marmoreada, elevação do pavimento interior e desaterro do adro; Séc. 19 / Séc. 20, início - Fotografias da autoria de Carlos Relvas, gravuras e aguarelas da época revelam a existência de dois registos escalonados de sineiras na torre e cobertura da mesma com domo acantonado por pináculos, uma janela quadrangular no pano esq. da fachada principal e um pequeno adro gradeado com escadório.



Tipologia
Arquitetura religiosa, gótica, manuelina, barroca e revivalista. Igreja de planta longitudinal de três naves com 5 tramos e abside retangular contrafortada. A nível planimétrico, volumétrico e estrutural o templo insere-se ainda dentro de um esquema gótico mendicante, com fachadas escalonadas revelando a divisão espacial em 3 naves de altimetrias diferenciadas, existência de clerestório, cobertura das naves com madeira e cabeceira abobadada. A Igreja de Santa Maria do Olival, em Tomar, é geralmente considerada o protótipo desta.



( Rosário Gordalina, Lina Oliveira, Ana Paula Correia e Filipa Avellar, in http://www.monumentos.pt/Monumentos/forms/002_B1.aspx ) (AAO)

FujiFilm FinePix S2 Pro ,Sigma 24-70mm f/2.8 EX DG ASP DF
1/125s f/5.6 at 24.0mm iso100 hide exif
Full EXIF Info
Date/Time25-Nov-2003 14:21:45
MakeFujiFilm
ModelFinePix S2Pro
Flash UsedNo
Focal Length24 mm
Exposure Time1/125 sec
Aperturef/5.6
ISO Equivalent100
Exposure Bias
White Balance
Metering Modematrix (5)
JPEG Quality (6)
Exposure Programprogram (2)
Focus Distance

other sizes: small medium large original
comment | share