Arquitecto | Construtor | Autor
Arquitecto Ernesto Korrodi.
Cronologia
1923 - data do projecto concebido por Ernesto Korrodi para a agência do Banco de Portugal; 1999 - CML - obedecendo a um projecto de reutilização, o espaço funcionou provisóriamente como posto de turismo, passando a ser utilizado como Centro de Exposições Temporárias, pelos Serviços Culturais da Câmara Municipal; 2001 - encontra-se encerrado para remodelação e transformação em museu municipal.
Tipologia
Arquitectura civil: neobarroca. Edifício dividido em três corpos separados por pilastras e capitéis trabalhados, assente num embasamento de silhares almofadados. Portal com colunas de capitéis jónicos e profusamente decorado com elementos vegetalistas. Apresenta fórmulas semelhantes à agência do Banco de Portugal em Viseu.
Características Particulares
Influência da arquitectura portuguesa civil palaciana dos séculos 17 e 18 quer no tratamento do conjunto definido pelo portal, janela e brasão, quer na disposição de um corpo recuado entre duas alas laterais. Linhas de força visualizadas mediante a utilização de elementos decorativos.