photo sharing and upload picture albums photo forums search pictures popular photos photography help login
Dias dos Reis | all galleries >> FOTOS DE PORTUGAL >> Distrito de Lisboa >> SINTRA - Monumentos > Igreja do Mosteiro da Penha Longa (Monumento Nacional)
previous | next
Igreja do Mosteiro da Penha Longa (Monumento Nacional)
03-JUN-2009

Igreja do Mosteiro da Penha Longa (Monumento Nacional)


A fundação do mosteiro Jerónimo da Penha Longa data dos últimos anos do século XIV, quando em 1390 a comunidade de eremitas estabelecida naquela região junto à vila de Sintra empreendeu a compra de terrenos para aumentar o seu espaço de recolhimento. Devido à pobreza da comunidade hieronimita, a Coroa adquiriu a quinta da Penha Longa, doando-a posteriormente aos eremitas. Em 1400 o Papa Bonifácio IX promulgava a bula que autorizava a fundação do mosteiro da Penha Longa, que a partir de então se tornou a primeira casa da Ordem Jerónima em Portugal.
No início do século XVI a sede da Ordem de São Jerónimo em Portugal passou para o mosteiro de Santa Maria de Belém, mas o complexo monacal da Penha Longa não seria votado ao abandono. Ao longo do século XVI, o mosteiro seria local de residência real, e como tal os monarcas da dinastia Beja-Avis promoveram diversas obras que ampliaram a Penha Longa.

(Catarina Oliveira, in http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/69854/) (AAO)


other sizes: small medium large original
comment | share