photo sharing and upload picture albums photo forums search pictures popular photos photography help login
Dias dos Reis | all galleries >> FOTOS DE PORTUGAL >> Distrito de Viseu >> VOUZELA > Pelourinho de Vouzela (Imóvel de Interesse Público)
previous | next
Pelourinho de Vouzela (Imóvel de Interesse Público)
01-AUG-2008

Pelourinho de Vouzela (Imóvel de Interesse Público)


A primeira referência documental à antiga Villa de Vouzella data de finais do século XI, e reporta-se a uma carta de doação de extensos bens e territórios a um mosteiro, fundado nessa mesma localidade pela família doadora. A vila e honras limítrofes foram-se desenvolvendo ao longo do tempo, sabendo-se que a igreja da paróquia, erguida no tempo do antigo mosteiro, e herdeira dos seus avultados bens, era impressionantemente rica. Vouzela não teve foral, mas foi sede do vasto concelho de Lafões a partir de 1436, e até ao século XVII. Lafões havia recebido primeiro foral em 1336, das mãos de D. Dinis, e teve foral novo manuelino, em 1514, quando Vouzela era já a capital concelhia. É hoje, tal como desde a centúria de Setecentos, embora com interrupções, concelho autónomo. Conserva um pelourinho barroco, erguido no século XVIII, a par da construção da Cadeia e do Tribunal da então comarca, diante dos quais se situava.
O pelourinho ergue-se sobre um soco de três degraus de rebordo boleado, com cantos rombos, onde assenta o conjunto da base, coluna, capitel e remate. A base da coluna é um prisma quadrangular com faces e arestas molduradas, entre dois ressaltos escalonados, o inferior em pirâmide truncada, e o superior invertido. Sobre o topo deste corpo assenta um ressalto idêntico, do qual irrompe o troço inferior do fuste.

(SML, in http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/74481/)

FujiFilm FinePix S3 Pro
1/180s f/6.7 at 24.0mm iso160 full exif

other sizes: small medium large original
comment | share